Comenzar :: Todos los artículos :: Añadir nuevo artículo :: Extended Search

Añadir nueva traducción

[Traducción ] Cursed with Oblivion: Entrevista com Tuomas Holopainen (2006-04-27) - Entrevistas

Fonte: Cursed with Oblivion
Autora: Marta


Às 17 horas o telefone está tocando. “Alô, é Tuomas do Nightwish chamando”, Eu ouço do outro lado. Essa é a sua décima entrevista daquele dia, ele diz. “Tudo bem. Faltam ainda mais oito “, ele ri. “É para isto sobre que eu estou aqui.”

Eu começo nossa entrevista as perguntas sobre o próximo dvd do Nightwish, “End of An Era”.

Marta: Você já deve ter visto as imagens do novo dvd . Quais foram suas emoções ao assistir este show?
Tuomas: Eu já vi o show umas 25 vezes. E na última segunda-feira à noite nós o assistimos pela primeira vez num cinema, numa tela grande..Foi bem impressionante. A principal sensação que tive foi de orgulho.. Quando eu penso nos dez anos de história da banda, em quando nós começamos, essa é definitivamente de uma maneira simbólica o ponto alto da banda. E eu senti tanto orgulho dos outros caras e da garota da banda, que nós fossémos capazes de realizar algo assim. Então este foi a principal sensação que eu tive. Algo entre o doce e o amargo.

Marta: Você também teve a sensação de tristeza, comose esse fosse o fim de algo?
Tuomas: Sim, claro. Algo entre a tristeza e o alívio. Porque ano passado foi um ano difícil em todos os sentidos. Então mesmo que fosse a coisa mais horrível que nós tivéssemos que fazer ( o rompimento com Tarja), e a época mais difícil de nossas vidas, nós ainda sentimos que era a única maneira de fazê-lo. Em meio a toda tristeza houve essa sensação de alívio. Para nós, e eu espero que para ela também.

Marta: E quais foram os pontos altos deste show para você?
Tuomas: Definitivamente a performance de “Creek’s Mary Blood”.. Essa foi a primeira vez que tocamos essa música com John Two-Hawks aovivo. E é provável que nós nunca toquemos com ele de novo, então foi realmente algo muito especial. Somente para este show.. Também o lado visual do show, como o uso de projeção de vídeos pela primeira vez, pirotecnias extras muitas luzes, o público maisincrível que você pode imaginar. Eu estou feliz que nóspudemos fazer o nosso melhor show quando ele estava sendo filmado para um dvd.

Marta: Quando foi decidido que este show seria filmado para um dvd?
Tuomas: Foi decidido muito cedo. Antes mesmo de começada a turnê do novo álbum, nós pensamos: vamos fazer um último show desta turnê muito muito especial. A Idea inicial era para fazer com orquestra e coro reais, e coisas assim. Mas, não aconteceu, então acabou que nós o fizemos na maior arena da Finlândia.

Marta: Então, mesmo que não tivesse sido o último show com Tarja, ainda assim teria sido gravado?
Tuomas: Sim, claro.

Marta: Você estava nervoso antes e durante o show, sabendo que tudo seria gravado e que seria o último show com Tarja?
Tuomas: Sim, eu estava muito assustado. Quer dizer, era algo que tinha que ser feito.E tinha que funcionar. E tudo numa única filmagem. Você não pode imaginar o quanto de equipamento técnico tinha no palco por causa da projeção dos vídeos, iluminação, pirotecnias.. Havia 50 câmeras, 30 câmeras mim. Você sabe, tinham muitos fatores para dar errado. Mas, graças a Deus, nada deu errado. E o resultado é muito bom.

Marta: Você ainda fica nervoso às vezes ou é mais rotina para você?
Tuomas: Algumas vezes é mais rotina. Mas eu sempre fico um pouco nervoso. E eu acho que é algo bom. Mas, com este show especial, eu estava morrendo de medo.

Marta: Algumas semanas atrás eu li na internet comentários de Tarja sobre o lançamento do dvd, e ela disse isso: “ Parece um pouco estranho para mim que eu preciso pedir de joelhos para conseguir informações da banda. Eu estou cantando naquela gravação e em minha opinião , eu tenho o direito de vê-la antes que o DVD seja lançado!” Como você comentaria isso?
Tuomas: Eu realmente concordo que ela tenha o direito de ver tudo. O único problema é que ela nunca nos contactou e disse que queria ver o material. E no passado, após todos os álbuns que gravávamos, ela nunca teve qualquer interesse em ouvi-luz. Então, nós nunca soubemos que ela quisesse ver o material. Tudo que ela precisava fazer era mandar um e-mail que queria vê-lo. E claro, ela pode vê-lo. Eu só não entendo isso de “pedir de joelhos”.

Marta: Então parece que vocês só se comunicam lendo um as entrevistas do outro.
Tuomas: É algo assim. Mas, tem sido assim durante o último ano e meio.. Não mudou muito.

Marta:Você vai seguir a carreira solo de Tarja?
Tuomas: Claro, eu posso ler o que está nos jornais. Mas, não há um insteresse especial para mim. Eu realmente desejo a ela o melhor, porque, mesmp após tudo o que aconteceu eu ainda a considero como uma velha amiga. Eo mais triste de toda essa confusão é que eu perdi uma boa e velha amiga.

Marta: O novo dvd se chama “End of an Era”. Como você se lembrará desta era- aqueles anos passados?
Tuomas: Foi um grande drama. Eu não mudaria nada, para ser honesto. Eu tive os melhores momentos da minha vida , durante esses dez anos. Mas também os piores momentos da minha vida. O equilíbrio é enorme.

Marta: E que coisas específicas você espera para o futuro?
Tuomas: Eu apenas espero que no futuro a gente possa se encontrar de novo, do jeito que era há sete anos atrás. Que a nova cantora seja do mesmo jeitoque os caras são. Que nós não tenhamos que nos preocupar tanto sobre tudo. Apenas voltar para o básico. Apenas fazer música, tocar , viajar pelo mundo, ver novos países, e não se preocupar com coisas irrelevantes que não nos dizem respeito.

Marta:Eu li que você já compôs muito material novo. O que você pode nos dizer a respeito agora?
Tuomas: Há 15 músicas prontas, mas é muito cedo para falar sobre elas. Está tudo num estágio inicial que nem mesmo eu sei como soará no futuro. Eu fiz 15 músicas em 5 meses. Isto nunca tinha acontecido antes. Eu acho que a razão é que houve muito alívio após tudo o quê aconteceu. E também o fato que todas essas emoções estavam à flor da pele todo o tempo, por causa do que aconteceu.. Então foi uma boa maneira de escapar de toda aquela porcaria.

Marta: É difícil compor agora, sem saber quem cantará suas letras, e linhas vocais?
Tuomas: Eu ainda não escrevi as letras. Apenas umas poucas linhas de algumas músicas, então eu não sei como vai ser. Mas, escrever aslinhas vocais, foi exatamente o mesmo processo de sempre. Eu ouço um tipo de voz feminina fantasma na minha cabeça o tempo todo que escrevo as músicas, então não e realmente um problema.

Marta: A banda tem estado muito ocupada com as audições para a nova vocalista.. Eu aposto como muitas mulheres tem respondido ao anúncio. Sãona sua maioria vocalista desconhecidas ou há algumas cantoras mais famosas competindo pelo lugar?
Tuomas: Bem, há os dois tipos. Muitas desconhecidas, mas algumas bem conhecidas também. No total cerca de 415 cantoras até agora. E ainda há de 10 a 15 demos chegando todo dia. Nós estamos fazendo no nosso tempo,e checando cada uma. Mas, nada, absolutamente nada foi decidido ainda.

Marta: E o que você acha do nível geral do matéria que você tem recebido ata agora?
Tuomas: Há algumas realmente impressionante, realmente boas. Mas, parece também que algumas pessoas são realmente bravas ou realmente ignorantes.Eu acho que é essa coisa de
síndrome de ídolos.

Marta: Vocês estão agora na fase de ouvir todo o material? Ou já convidaram algumas cantoras?
Nós apenas ouvimos no momento. Ainda não nos encontramos com ninguém pessoalmente.

Marta: Você é o principal compositor e líder da banda. Você terá a palavra final na escolha da nova cantora? O você decidirá democraticamente com a banda inteira?
Tuomas: É realmente democrático. Você sabe, há semprealguém da banda ouvindo as demos. Mas aquelas com potencial sãoouvidas por todos. E não será somente minha decisão. Absolutamente não. Todos dizem algo. Todos precisam estar felizes porque é uma decisão tão importante que vai influenciar nossas vidas talvezpelos próximos dez anos, então todos podem dar opinião.

Marta: E qual é o papel da gravadora nisto? Eles também tem algo a dizer?
Tuomas: Não, absolutamente nada.

Marta:Para muitos fãs Tarja é insubstituível. Ela representava a banda, e qualquer outra vocalista , não importa o quão boa ela seja, terá definitivamente a tarefa muito difícil de substituí-la. E sempre haverão pessoas que terão preconceito e que constantemente irão compará-la a Tarja. Qual sua atitude em relação a isso?
Tuomas: Sim, eu sei. É natural de certa forma. E eu sei que muitas pessoas pensarão assim. Mas eu também acho que as pessoas devem dar a ela ( afutura cantora) uma chance;nos dar uma chance com o próximo álbum.. Apena ouvi-lo, e depois formar sua opinião. Mas há muitos fãs radicais da Tarja , que não vão apreciar qualquer coisa que fizermos. É como as coisas são. E por isso um dos critérios mais importantes para a nova cantora é que ela precisa ter um pouco de senso de humor ( risos).

Marta: Você já considerou em continuar somente com Marco nos vocais principais? Sem uma nova vocalista feminina?
Tuomas: É realmente estranho, essa é uma pergunta que todo mundo faz.Eu já dei 60 entrevistas , e todo entrevistador pergunta isso. E isto nunca me passou pela cabeça. Eu acho o maior e mais vil truque que alguém poderia imaginar. Apenas continuar com o vocal masculino. De maneira alguma! Então, é surpreendente que as pessoas tenham esta idéia, porque nós nunca (pensamos nisto). Marco continuará cantando no futuro também. Mas COM uma cantora.

Añadido por dameoflake a 08.09.06Artículo también disponible en:  | Versión para imprimir

(c)2006 Nightwish Bibliotheca
Nightwish-Bibliotheca.com is a project of Ever Dream Fanclub
Copyrights and trademarks for the photos, articles and other promotional materials are held by their respective owners.